Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
ALBUQUERQUE, Márcia Cristina Palheta
|
Outros Autores: |
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4899-3067 |
Orientador(a): |
FONSECA, Wellington da Silva
|
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
|
Departamento: |
Instituto de Educação Matemática e Científica
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13796
|
Resumo: |
O cenário de mudança na educação vem se concretizando com o avanço acelerado do uso dos recursos tecnológicos nas escolas. Várias metodologias com abordagens diferenciadas que auxiliem o ensino e a aprendizagem em sala de aula têm sido cada vez mais estudadas, como a utilização da Robótica Educacional (RE) e o uso de microcontroladores. A pergunta norteadora desta pesquisa baseia-se em: Como a inserção da RE pode gerar melhorias no ensino-aprendizagem dos alunos por meio da PBL e da metodologia STEAM? Neste trabalho, são apresentados os resultados a partir da utilização de uma ferramenta tecnológica educacional por meio da plataforma BBC Micro: bit, tendo como objetivo promover o pensamento e letramento computacional dos estudantes. Foram utilizadas nesta pesquisa a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning - PBL) e a metodologia STEAM (Science, Tecnology, Engineering, Arts, Mathematics). A partir dos projetos elaborados com o uso do Micro: bit, um minicurso foi aplicado aos estudantes do primeiro ano do curso Médio Técnico em Informática da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará “Dr. Celso Malcher”. Durante o minicurso, foi utilizada a versão preliminar do produto educacional resultante desta pesquisa, o qual consiste em um livro em formato digital (e-book), contendo as atividades propostas e os links direcionadores (sítios da web, QR code) aos vídeos complementares referentes a cada atividade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de questionários antes e depois da aplicação do minicurso, além dos registros em diário de bordo da professora pesquisadora. Os resultados foram analisados de forma descritiva a luz do referencial teórico pertinente ao tema. A partir dos resultados analisados, foi observado que o Micro: bit pode ser utilizado como ferramenta educacional para ensinar os conteúdos abordados em sala de aula, principalmente quando utiliza-se a PBL e a metodologia STEAM de forma integrada. Neste contexto, observou-se que os estudantes conseguiram desenvolver projetos com a plataforma, constituindo-se numa ferramenta educacional que estimula e motiva a criatividade e que pode contribuir para a inserção do pensamento e do letramento computacional, assim como para dinamizar o aprendizado. |