Significados e atividades para a Educação STEAM no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Eggert, Katia Monica Verdim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/11423
Resumo: A Educação STEAM tem ganhado destaque na educação, tanto nacional quanto mundial, e entender seus significados e suas múltiplas facetas é essencial no cenário educacional atual. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os significados da Educação STEAM e sua aplicação no Ensino Fundamental, buscando responder à questão: quais são as possibilidades de aplicação da Educação STEAM no Ensino Fundamental II (anos finais)? Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em diversas fontes de conhecimento, visando a construção do texto da dissertação e de um produto educacional. A pesquisa abordou a história da Educação STEAM, seus objetivos e a relevância de cada área. O produto educacional, denominado "Kit Atto e micro:bit criando experiências criativas", consiste em um Caderno de Orientações com quatro projetos para cada ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa conclui que a Educação STEAM pode ser aplicada no Ensino Fundamental, no contraturno escolar, com a colaboração de uma equipe de professores de diferentes áreas do currículo.