Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
CARVALHO, Taís Salbé
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Orientador(a): |
FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
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Departamento: |
Instituto de Letras e Comunicação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8810
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Resumo: |
A pesquisa propõe um exercício de crítica literária que tem como foco o pacto dialogal entre crítica e escuta, em Grande Sertão: Veredas, romance de Guimarães Rosa, publicado em 1956, a partir de umadesconstrução da tradição metafísica, que vê a arte como mera representação da realidade, e não mais comoencenadora de questões do real.Portanto, dialogamos comum tipo de hermenêutica que questiona os conceitos de críticarepresentativa que, ao nosso ver,aprisionam a obra literária, pois aanalisama partir de teorias predeterminadas,e nos doamos ao exercício de crítica como escutaoriginária das questões postas em obra pela obra literária. Neste exercício, somos convocados a pensar o não-pensado do pensamento, deixando com que a própria obra nos solicite sua teoria, convocando-nos à escuta crítica. Para tanto, fez-se necessário o questionamento dasquestões originárias manifestadas noromance de Rosa, como: Linguagem, Arte, Verdade (desvelamento), Ser, Ser-no-Mundo, Travessia, Diálogo e Pacto com o Diabo. Neste sentido, reaviva-se a relação essencial entre arte e verdade, em que esta é a própria dinâmica de velamento-desvelamento-velamento do ser das coisas, da phýsis.A obra de arte nadamaisé do que essa dinâmica, e nela e por elaprocura-se percorrer nossa travessia poética, questionando-nos a partir das questões que vão se manifestando, e das quais também somos doação, em busca de nossa aprendizagem poética. |