Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Jalyson Vieira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124437
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Resumo: |
As metodologias convencionais abordadas no ensino médio e técnico no âmbito da Física podem tornar-se desestimulantes e desafiadoras para o entendimento e absorção do conteúdo, somando-se a ausência de aulas práticas que possam envolver a atenção do aluno culminando assim em notas baixas. Partindo dessa problemática, no ano de 2019 foi constatado que 16 alunos (47,05%) de um total de 34 alunos da turma de 2º ano do ensino médio técnico em informática obtiveram notas abaixo da média no conteúdo de óptica geométrica. Diante dos fatos, surgiram indagações como o que fazer para que esses alunos demonstrem interesse e um bom desempenho no conteúdo de óptica geométrica? Como usar a computação como facilitadora de aprendizagem? Como aplicar a interdisciplinaridade entre o currículo do ensino médio e o ensino técnico em uma escola de tempo integral? Esta pesquisa teve como objetivo utilizar a linguagem de programação Javascript como metodologia de aprendizagem na base curricular comum da disciplina de física voltado para o conteúdo de óptica geométrica. Este trabalho se deu da seguinte forma: foram selecionados os alunos que obtiveram notas abaixo da média 6,0 na primeira prova de óptica geométrica; foram formadas 4 equipes para o desenvolvimento de jogos na linguagem de programação Javascript; esses jogos educativos foram apresentados aos professores de física e de informática, posteriormente ao desenvolvimento dos jogos os alunos fizeram uma segunda prova de óptica geométrica para avaliar a evolução do aprendizado. Foi aplicado também um questionário qualitativo com o professor de física e alunos para analisar quão proveitosa foi a experiência aplicada e por fim foram comparadas as notas dos alunos que participaram do projeto com as notas de outras turmas de 2º ano. A fim de avaliar a evolução dos alunos foi aplicado o teste estatístico t de Student, calculando a percentagem de ganho entre uma avaliação e outra e admitindo um intervalo de confiança de 95%, demonstrando que os alunos obtiveram bons resultados. Palavras-chave: Desenvolvimento de jogos. Javascript. Óptica geométrica. Ensino médio. Educação. |