Da reminiscência platônica à construção analítica: um estudo sobre a memória freudiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Débora Passos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/95481
Resumo: Por que um estudo acerca da memória em Freud? Esta questão faz com que nossa investigação dirija-se continuamente a uma outra indagação: em que medida, a memória freudiana se ajusta de forma distinta daquilo que se compreende comumente como um mecanismo de rememoração? A noção de memória é tomada como objeto de estudo ao longo de toda uma tradição filosófica, sendo atualmente tema de investigação de vários saberes. Os estudos acerca desta noção fundamentam a forma como atualmente a apreendemos. Se a memória no senso comum é representada como uma capacidade rememorativa, onde a vida pessoal é o principal ponto de convergência na organização de um arquivo mnêmico, esta figuração não deixa de estar intimamente relacionada às investigações filosóficas concernentes a esta noção. Da tradição filosófica ao pensamento comum, a memória diz respeito à permanência de uma realidade, desse modo, trazemos à lembrança o que uma vez foi inscrito e que pôde ser conservado. Da mesma forma, o conceito de memória na obra freudiana não deixa de referir-se às construções filosóficas que sustentam a ideia de memória. Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço (mnèma) e o de sua reminiscência (anamnèsis), a relação que o traço (mnèma) mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, com o intuito de preservar uma memória inteligível, distancia-a de sua conexão com a realidade sensível. Em Freud, ao contrário, a memória dirige-se, fundamentalmente, à percepção. Consequentemente, não há em Freud, assim como há em Platão, uma memória que transcende a dimensão mundana. Contudo, a memória freudiana tampouco pode ser pensada como um depósito de experiências outrora vivenciadas, existe, deste modo, em Freud, um deslocamento do traço mnêmico no que se refere à realidade material. Este distanciamento é devido ao caráter de atualidade da memória freudiana. Logo, se, por um lado, em Platão a memória inteligível é uma evasão do tempo mundano, por outro, em Freud, trata-se de uma causalidade retroativa que, no trabalho de construção, rearranja a dimensão temporal sem contudo se esquivar da relação com a percepção. Palavras-chave: Psicanálise, filosofia platônica, memória, traço mnêmico, construção.