Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Macêdo Neto, Pedro Paulo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125419
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Resumo: |
Simulações de terapias e procedimentos médicos baseados em computador utilizando Realidade Virtual têm impactado cada vez mais na rotina diária de diversos setores profissionais, principalmente, na área da saúde. Esse avanço tem sido possível devido às recentes soluções computacionais, incluindo motores da Física e dispositivos de entrada e saída com retorno tátil, contribuindo para a geração de uma experiência de usuário de melhor qualidade, com maior senso de imersão, nível de satisfação e engajamento. Este trabalho apresenta um sistema de Realidade Virtual para a simulação de Acupuntura, baseado em conceitos fundamentais desta prática terapêutica, desenvolvido com o motor de jogos Unreal Engine 4. O sistema usa dispositivos de controle tradicionais (mouse e teclado) e dispositivos hápticos (3D Systems Touch e Novint Falcon) para interagir com os elementos do cenário virtual, simulando realisticamente sessões de Acupuntura. Ao simulador, foram acoplados um plugin customizado de conexão entre os dispositivos hápticos e a recente biblioteca da Física NVIDIA FleX. Adicionalmente, um editor de casos de uso foi também implementado e foram modelados efeitos especiais de visualização do fluxo dinâmico de energia e de deformações em tempo real das malhas geométricas que representam a pele do paciente virtual durante sessões de agulhamento. Além disso, através da colaboração de dois especialistas médicos e praticantes de Acupuntura, uma avaliação de experiência de usuário foi realizada e duas terapias de tratamento específicas foram modeladas com sucesso no simulador, ilustrando os acupontos escolhidos e o correto posicionamento das agulhas durante as punções, para a liberação do fluxo de energia bloqueado. Por fim, além da contribuição para a área de Acupuntura, este trabalho pode prover informação útil para o desenvolvimento de outras soluções similares em simuladores virtuais em saúde e em soluções que utilizem interfaces hápticas e malhas deformáveis realistas em tempo-real. Palavras-chaves: Simulador, Realidade Virtual, Dispositivos Hápticos, Deformação de Malhas, Efeitos Especiais, Acupuntura. |