Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Lima, Henrique Rocha de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3352
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Resumo: |
A dissertação consiste em uma investigação de caráter ensaístico a respeito da relação produzida entre a filosofia de Deleuze e Guattari e a música. A investigação proposta aqui se faz por meio do conjunto de temas e conceitos trabalhados no livro Mil platôs (1980). A relação entre filosofia e música produzida em Mil Platôs se mostra peculiar na medida em que este livro produz seus conceitos em continuidade com um universo nocional – prático, técnico, abstrato, experimental – da música. Do primeiro ao terceiro capítulo nossos assuntos são: no primeiro, o problema do tempo em Deleuze; no segundo, os devires da música, o caráter histórico e o caráter ―trans-histórico‖ da experiência musical, textos e composições musicais que colocam em questão as noções de silêncio e escuta, e a música pensada como ―captura de forças‖; no terceiro, este último tema é desdobrado em meio a uma investigação do conceito de ritornelo. Tendo feito este percurso, o texto propõe uma retomada do problema do tempo e uma incursão no corpo de um sintetizador de sons. Ao final, o assunto é a síntese, de sons e de pensamento. |