O processo de hibridização de gêneros literários em Toni Brandão: um olhar sobre o universo ficcional de Grogue

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Luiz Fernando Marques dos
Orientador(a): Enedino, Wagner Corsino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2704
Resumo: Ancorado nas concepções de Candido (1989) e Souza (2002) acerca da crítica biográfica; nos estudos da cultura de massa desenvolvidos por Adorno e Horkheimer (2011), Benjamin (2013), Bulhões (2009), Lipovetsky (2004), Canclini (2015), Pereira (2010) e Schoolhammer (2009); Stalloni (2007) e Moisés (2012) sobre a inter-relação de gêneros, assim como as especificidades do texto narrativo conforme Friedman (2002), e dramático embasado em Pavis (1999), Pascolati (2009) e Ryngaert (1995), o objetivo deste trabalho é analisar, o processo de hibridização de gêneros na narrativa contemporânea juvenil Grogue (1997), de Toni Brandão. Escritor de romances, peças teatrais e textos no universo virtual, Brandão, munido de uma linguagem recorrente do contexto juvenil, traz para a arena narrativa, questões relacionadas ao convívio social contemporâneo. A partir da leitura da narrativa, destacamos sua constituição híbrida e arquitetada por uma inter-relação de gêneros literários, artísticos e midiáticos. Nos deparamos com uma literatura contemporânea juvenil que se configura por uma tênue fronteira entre a qualidade estética e produção de massa. Assim, esta dissertação se encontra dividida em três capítulos. O primeiro “Uma reflexão sobre a cultura de massa e o lugar de Toni Brandão na sociedade contemporânea” se atém a desenvolver uma reflexão acerca da influência e da presença da indústria cultural nas produções literárias contemporâneas, especialmente as juvenis de Brandão. Por meio da crítica biográfica, o segundo capítulo intitulado “Nas páginas, nos palcos e nas telas: um projeto estético que se aprimora nas obras de Toni Brandão” destaca trechos de entrevistas concedidas pelo escritor à pesquisa (versão integral em anexo) e aos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo visando compreender a configuração do projeto estético do artista. No terceiro e último capítulo “O hibridismo literário e a configuração da sociedade de consumo no universo juvenil de Grogue”, é realizada uma leitura estrutural da ficção, destacando sua composição híbrida, especialmente o discurso do narrador e o modo como se apresentam as personas que ocupam o todo composicional.