Caio Fernando Abreu: narrativa e homoerotismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Luiz Fernando Lima Braga Junior
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VYHZR
Resumo: Este trabalho investiga as leituras que certas narrativas de Caio Fernando Abreu fazem das relações homoeróticas entre indivíduos masculinos. Busca-se, com ele, compreender os mecanismos dialógicos entre os discursos gay (agindo como co-autor) de uma homocultura e o literáio (descentrado pelo olhar que narra e desconstrutor do objeto homossexualidade de que fala). A narrativa, em Caio Fernando Abreu, é um instrumento discursivo polifônico e multicultural, no cenário da pós-modernidade, que articula o olhar consumista dos tribalistas homoeroticamente inclinados a vozes de um tempo em mutação, sobre o qual atuam forças políticas e vetores culturais impregnados pela ansiedade minoritária de valorizaçao da "diferença" , nos aspectos identitário e cultural. Partindo dessa premissa, este trabalho lerá a construção histórica de determinadas identidades, tais como o homossexual e o gay, tão diferentes como provocantes entre si, e a ilustração, feita pelas narrativas escolhidas, de determinados estados de alma e de corpo (a depressão, a melancolia e a AIDS são os principais) encontradiços nas representações identitárias homoeroticamente inclinadas. A homocultura será abordada em sua dinâmica pós-moderna e camp, no cerne das encenações culturais em que personagens são confrontados a inclinações homófilas e homofóbicas e projetam seus desejos de aproximação ou separação a partir de suas histórias pessoais e sócio-culturais.