Sermões, do Padre Antônio de Sá (Rio de Janeiro, 1627-1678): edição crítica e estudo analítico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gilson Jose dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8EHM4C
Resumo: Esta tese apresenta uma edição crítica da obra oratória completa do Padre Antônio de Sá (Rio de Janeiro, 1627-1678), bem como uma série de estudos referentes a essa obra. A edição pretende ser a matriz de outros tipos de edição - como, por exemplo, interpretativa e modernizada -, que representariam um passo adiante no processo de retomada e divulgação do texto, na atualidade. O texto-base de cada sermão foi transcrito sob normas conservadoras, de tal modo que as características dos modelos fossem, tanto quanto possível, reproduzidas. O texto crítico, editado sob essas normas, dispensaria, em princípio, a presença do fac-símile do texto-base; contudo, ele acompanha o texto crítico, a fim de permitir ao leitor interessado consultá-lo de modo rápido e examinar particularidades do modelo que o texto crítico não poderia reproduzir. Os sermões foram objeto de um estudo analítico, com base na teoria dos gêneros literários. As características estilísticas dominantes nos sermões foram estudadas e serviram de instrumento para avaliarmos a obra do padre, em conjunto, e valorizá-la no contexto da produção literária colonial. Os marcos teóricos de referência para o estudo dos sermões foram, a teoria dos gêneros literários, a estilística literária (no tocante à literatura barroca), a história da literatura e a retórica clássica. Também há uma exposição sucinta dos dados biográficos do padre, particularmente daqueles que contribuem, ainda que lateralmente, para a compreensão da sua obra.