A estrada do mar : memórias e heterotopias em notícias e cartas de Jorge Amado e José Saramago
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/73871 |
Resumo: | Nesta dissertação, propomos analisar o compilado de cartas trocadas entre Jorge Amado e José Saramago e as notícias sobre os dois que foram citadas ou discutidas nas correspondências contidas no livro Com o mar por meio – uma amizade em cartas. Intentamos compreender este conteúdo enquanto heterotopias acionadas por dispositivos de memórias e criadas a partir de experiências transformadoras do sujeito, tratando principalmente das concepções de memória, experiência, heterotopia, paisagem textual e amizade. Desenvolvemos inicialmente uma revisão dos conceitos norteadores da pesquisa. Em seguida, consideramos a relação entre os escritores dentro do espaço heterotópico das correspondências, percorrendo o diálogo epistolar e observando as perspectivas espaciais, territoriais e temporais presentes nas missivas e nas notícias relacionadas. O presente texto apresenta um exercício de análise que busca compreender a mútua afetação entre os dois grandes autores lusófonos e as leituras – realizadas no espaço íntimo das cartas – das representações de si próprios no espaço público. Por meio de uma visada do campo da comunicação, problematizamos os discursos, os sujeitos e o contextos do período em que foram escritas, tendo como base os estudos foucaultianos sobre experiência e heterotopia. Buscamos identificar os discursos que ilustrem essa dimensão da relação entre os escritores e os assuntos relacionados à esfera pública em suas carreiras, para entender o diálogo epistolar na construção dos remetentes enquanto celebridades literárias, mutuamente afetadas por si mesmas, pelo Outro e atravessadas pela mídia neste processo. |