Paisagem na neblina: "Os sinos da agonia", de Autran Dourado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Claudia Cristina Maia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7D2J99
Resumo: Estudo de Os sinos da agonia, de Autran Dourado, atentando-se para o caráter de palco e teatro da cidade encenada no romance, com exame das características dramáticas da arte barroca, que se traduzem na arquitetura e nos "espetáculos" políticos e religiosos realizados na Vila Rica ficcionalizada, e também no modo de narrar do escritor mineiro. Nesse Theatrum mundi, a bruma que envolve a cidade barroca é considerada elemento velador/desvelador da paisagem e também, emblematicamente, da rede intertextual construída no romance. Como as cortinas do teatro, a bruma se desfaz para a hora do espetáculo. O sino, outro elemento característico da cidade barroca, imprime um tom trágico e dramático à história de dor e paixão ali acenada. As cidades invisíveis de Ítalo Calvino Irene Sofrônia são tomadas como contrapondo para a reflexão do caráter de visibilidade e teatralidade da cidade de Vila Rica.