Dialética da solidão : música e psicanálise na Filosofia da nova música de T. W. Adorno
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/45637 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é investigar as interações entre dois campos distintos do conhecimento, a música e a psicanálise, na obra Filosofia da Nova Música, de Theodor W. Adorno. Para adentrar nesse debate específico, entretanto, faz-se necessário investigar as condições teóricas que possibilitam a interação entre esses dois campos, de modo que esta não se apresente como uma articulação meramente arbitrária. O primeiro capítulo, portanto, será dedicado aos fundamentos da filosofia de Adorno, isto é, os problemas relativos à constituição do sujeito e da racionalidade, posicionando o autor tanto como herdeiro de uma tradição filosófica, como associado a uma nova perspectiva teórica, a psicanálise. O segundo capítulo versará sobre a posição da esfera estética dentro da experiência filosófica adorniana, remetendo aos elementos constituintes da instância artística em sua condição de existência, a dignidade da Arte de um modo mais abrangente, e também dos elementos musicais, esfera prestigiada em toda extensão da obra de Adorno. O terceiro capítulo será dedicado ao problema central da pesquisa, partindo do que foi estabelecido nos capítulos anteriores, a interação entre música e psicanálise será articulada enquanto crítica musical e crítica de uma realidade social danificada. |