Se me der de beber, também bebe, se me der de comer também come: um estudo sobre a comida nos terreiros de Candomblé, Umbanda e Quimbanda em Bocaiuva/MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Fábio da Silva Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/48342
Resumo: Esta dissertação analisou a dinâmica da comida das oferendas e dos médiuns em terreiros em Bocaiuva. Objetivou-se compreender o papel das comidas/oferendas feitas às divindades, bem como as práticas alimentares dos médiuns do “Ilê Caboclo Pena Branca e Ogum Rompe Mato” e do “Terreiro de Umbanda Zambi-Iris”, relacionadas aos fundamentos teológicos, doutrinários e ritualísticos provenientes das religiões de Candomblé, Umbanda e Quimbanda em Bocaiuva. De forma específica, objetivou-se: 1-Analisar conceitual, histórica e epistêmicamente a temática “alimento/comida” e a relação desta no contexto das religiões afro-ameríndio-euro-brasileiras; 2-Entender o conjunto teológico, doutrinário e ritualístico precípuo das religiões Candomblé, Umbanda e Quimbanda praticadas pelo “Ilê Caboclo Pena Branca e Ogum Rompe Mato” e do “Terreiro de Umbanda Zambi-Iris” e a relação dele com outros campos religiosos em Bocaiuva; 3-Descrever os territórios e transterritórios produzidos pelo Candomblé, Umbanda e Quimbanda em Bocaiuva e a relação dos mesmos com a comida das divindades. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, roteiros de entrevista estruturados e semiestruturados; observação participante, história oral e registro iconográfico. A pesquisa evidenciou que as comidas ofertadas às divindades e os objetivos hierofânicos atribuídos a elas estão relacionadas às particularidades teológicas, doutrinárias e ritualísticas de cada terreiro, onde se inclui os mitos por exemplo. Além de percorrer os territórios sagrados internos dos terreiros estudados, a comida circula pelos territórios sagrados extra-terreiros em Bocaiuva: os transterritórios. A comida dos médiuns se dá de acordo com rituais específicos, além de ser mediada pelas quizilas, preceitos e influências da convivência nos terreiros. Tanto na comida dos médiuns, quanto nas oferendas há adaptações decorrentes dos mitos e do ambiente onde vivem os médiuns. Ademais, a pesquisa evidenciou que há conflitos entre os campos religiosos de Bocaiuva e com os dos terreiros em voga, culminando em preconceito. Portanto, a dinâmica da comida nos terreiros de Bocaiuva evidencia um complexo contexto de interações sociais, culturais, históricos os quais contracenam com os fundamentos religiosos desses terreiros.