A míngua e o excesso: Mário de Sá-Carneiro, Arthur Rimbaud e o complexo de Ícaro
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-849JUH |
Resumo: | A tese se propõe como um estudo comparativo das obras do escritor português Mário de Sá-Carneiro e do francês Arthur Rimbaud. A partir do que se apresenta como o complexo de Ícaro, cuja referência inicial se busca na mitologia grega, procuro colocar em diálogo as duas poéticas, na tentativa de fazer com que elas se iluminem reciprocamente. Tendo como eixo estrutural do trabalho os movimentos fundamentais da figura mitológica, procedo à exposição, à discussão e à análise de alguns dos traços comuns entre as duas obras, assim como de algumas das singularidades que diferenciam cada uma delas. |