A representação do intelectual em Um quarto de légua em quadro, de Luiz Antônio de Assis Brasil
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8SJJPS |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo discutir como se dá a representação do intelectual na obra Um quarto de légua em quadro, de Luiz Antônio de Assis Brasil. Para tanto, nos deteremos sobre a configuração do intelectual enquanto tal e sobre os seus dilemas. Dessa forma, à luz da teoria culturalista, esperamos contribuir para o debate atual sobre a relevância do intelectual em sociedade, procurando, a partir da leitura da obra de Assis Brasil, discutir como aí se constrói essa figura. Será nosso intento demonstrar como a personagem Gaspar de Fróis, em um cenário do século XVIII, vivencia os impasses dos intelectuais da década de 1970, principalmente no Brasil. Esse posicionamento anacrônico nos levará a defender a hipótese de que, na obra em questão, há uma reflexão alegórica sobre a própria condição dos intelectuais, apoiando-nos nas considerações sobre o recurso alegórico. Posteriormente, investigaremos as implicações do jogo autoral e da escrita diarística presentes no romance, postulando que, em Um quarto de légua em quadro, existe uma ficcionalização do pacto autobiográfico. Essa estratégia, além de se ajustar aos conflitos que o intelectual Gaspar de Fróis experiencia, configurar-se-á numa das manifestações do plurilinguismo da obra. Além disso, o debate sobre a questão da referencialidade deslocada em Um quarto de légua em quadro nos impulsionará a refletir sobre as possibilidades do romance na década de 1970, descortinado o olhar crítico de Assis Brasil sobre sua realidade |