Unidade instável: o conceito de forma na Teoria estética de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Verlaine Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9QTGE8
Resumo: O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar como Adorno compreende o conceito de forma da obra de arte na Teoria Estética. Para isso iniciamos com uma explanação do conceito de forma tal como Kant o concebe na Critica da Faculdade do Juízo, a partir da noção de 'conformidade a fim sem fim'. No capítulo seguinte, investigamosas relações entre o conceito de 'forma' e os de 'logicidade', 'causalidade','articulação' e 'construção', agrupadas sob o título "Forma e consonância". No capítulo III consideramos a definição de 'forma' a partir da noção de 'alteridade', em que o elemento primordial é o conteúdo, entendido como o "outro" da forma no continuum estético Na última parte, refletimos sobre o caráter de linguagem da arte e sua relação com o conceito de 'forma' que estabelecemos ao longo do texto precedente.