O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8CBNCL |
Resumo: | A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-modernidade e da mediação na literatura e no cinema, o documentário Estamira, de Marcos Prado, será o principal corpus da tese - um corpus dúbio, operando, ora como objeto de estudo, ora como manancial teórico. Através de Estamira - personagem fabular que se projeta no filme - será proposto o conceito de transbordo, alusivo ao espaço crítico ocupado por aqueles que se encontram em um estágio de exclusão posterior à fronteira ou à margem: o 'além dos além'. |