Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Krepke, Maria das Dores Pinto
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Orientador(a): |
Huff Júnior, Arnaldo Érico
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Banca de defesa: |
Almeida, Edson Fernando de
,
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11396
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Resumo: |
A presente dissertação tem por objetivo fazer a análise em um corpus selecionado de sátiras de Gregório de Matos, poeta brasileiro do século XVII, a partir da Teologia da Cultura de Paul Tillich, procurando nelas o elemento religioso dentro da concepção de religião do teólogo, enquanto dimensão de profundidade da vida. Nesse sentiddo, religião para Tillich é estar preocupado ulitmamente, Ultimate concern, com aquilo que toca o ser em última instância. Esta preocupação pode revelar-se para além das esferas institucionais da religião, nos mais íntimos movimentos da alma, através da cultura, pois, segundo ele, não há criação cultural que não expresse a preocupação suprema. Portanto, em um modo que não apresente uma forma tradicionalmente religiosa, o conteúdo religioso pode estar encoberto e precisa ser revelado, e a teologia deve procurar compreender as perguntas com a profundidade que estão sendo feitas, muitas das vezes fora dela, para cumprir seu papel profético e missionário. Na conclusão deste trabalho está registrado que, ao tomar como parâmetro a concepção de religião de Tillich e as bases de sua Teologia da Cultura, é possível reconhecer ou contribuir para revelar a dimensão religiosa nas mais diversas formas de arte. |