Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Marques, Marina Polidoro
|
Orientador(a): |
Pelegrini, Christian Hugo
|
Banca de defesa: |
Lima, Marília Xavier de
,
Reis, Mayka Juliana Castellano
|
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
|
Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17052
|
Resumo: |
Esta dissertação emerge de uma pesquisa empírica dedicada ao estudo crítico das representações e representatividades femininas no cinema de Hollywood na década de 2010. O objetivo fundamental desta investigação é aprofundar a análise das hipóteses que permeiam as nuances da figura feminina em filmes de grande sucesso. Enquanto seu propósito é estabelecer parâmetros mais concretos sobre as problemáticas feministas, examinando o papel da mulher e as normas femininas resultantes de um diálogo interdisciplinar que incorpora estudos fílmicos, crítica cultural e análise das mídias. Para delimitar tal intenção, a pesquisa se debruçará sobre as três maiores bilheteiras do ano de 2017: "A Bela e a Fera", "Mulher Maravilha" e "Star Wars: Os Últimos Jedi". Esses filmes são escolhidos não apenas por seu sucesso comercial, mas também como representantes do período estudado ao longo do desenvolvimento da pesquisa, visando refletir o protagonismo feminino em Hollywood durante os anos 2010. A intenção é rever as complexas camadas das representações femininas e da representatividade, entendendo essas produções como manifestações significativas das discussões contemporâneas sobre gênero na indústria. Ao avaliar a construção cultural moderna e sua relação com a indústria de entretenimento hegemônica, esta pesquisa se propõe a desdobrar diversas perspectivas. Além de analisar a elaboração de personagens femininas nesses filmes, ela busca compreender a inserção de mais mulheres no mercado de trabalho cinematográfico. Dessa forma, o escopo da investigação se amplia, proporcionando uma visão que não se restringe apenas as dinâmicas culturais e industriais que moldam as representações de gênero no cinema contemporâneo. O enfoque não se limita apenas às telas, mas se estende aos bastidores, onde as escolhas criativas e decisões de produção desempenham um papel crucial na construção da narrativa cinematográfica e na promoção da diversidade de vozes dentro da indústria. |