Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Joseane Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-21102024-155447/
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Resumo: |
As linguagens do cinema e da performance são expressões artísticas que surgiram após a Revolução Industrial, o movimento hippie, os movimentos sociais por direitos civis, sobretudo o feminista, e os resultados decorrentes da Segunda Grande Guerra. Nesse contexto, atrizes de cinema do século XX, principalmente entre as décadas de 1950 e 1980, oriundas do Cinema Norte-Americano, inicialmente em Hollywood, Estados Unidos; da Nouvelle Vague, na França; e da Boca do Lixo, em São Paulo, desenvolveram seus trabalhos tendo o corpo como protagonista, como sujeito e objeto de arte, por meio de suas narrativas e performances inseridas no contexto social. Considerando o universo das artes, esta tese analisou a relação entre a performance das atrizes de cinema na frente das câmeras e a linguagem da performance com seus desdobramentos estéticos e sociais, visando compreender como o corpo feminino dialoga com a sociedade. O objetivo geral foi compreender o corpo feminino como expressão artística e seus desdobramentos, com foco nas atrizes de cinema, sobretudo nas que se tornaram celebridades e foram intituladas \"estrelas\", em função de sua beleza física, como símbolo estético. Para tanto, foram ressaltadas as performances individuais de importantes personalidades femininas do cinema, destacando-se Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Nicole Puzzi e outras representantes que atuaram no recorte temporal selecionado, à luz de suas produções artísticas. Foi estabelecido um olhar diferenciado dos corpos femininos no contexto das artes, em relação aos aspectos físicos e estéticos, uma vez que essas atrizes dialogaram com a sociedade e foram consideradas símbolos sexuais. Foi realizado um estudo de natureza exploratória, qualitativa, baseado em pesquisas teórica, documental e de observação e em fontes primárias, a partir de dados coletados por meio de entrevistas com especialistas. A pesquisa de observação foi realizada a partir da experiência pessoal da pesquisadora, embasada nos conceitos abordados. Os resultados permitiram constatar que as performances dessas atrizes, por meio de seus corpos e de suas narrativas, denotam a força estética do comportamento feminino e apontam caminhos para o entendimento de ambas as linguagens, oportunizando reflexões referentes à ação de corpos femininos e de sua presença no cinema e na performance. Cabe mencionar que as fotos utilizadas nesta pesquisa foram selecionadas com a premissa de favorecer a imagem das mulheres em seu esplendor, sem exceção, com montagens executadas pela experiência pessoal da autora. Assim, o presente estudo abre janelas para futuros pesquisadores que atuem e/ou que tenham interesse no tema |