Verney e a ilustração católica: uma modernidade singular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silva, Iverson Geraldo da lattes
Orientador(a): Domingues, Beatriz Helena lattes
Banca de defesa: Barboza Filho, Rubem lattes, Heynemann, Cláudia Beatriz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2854
Resumo: Esta dissertação centra sua análise na obra do padre oratoriano Luís Antônio Verney, O Verdadeiro Método de Estudar (1746) – especificamente no que tange aos temas da ciência moderna e da jurisprudência. O livro foi escrito e tido como oposição ao pensamento neoescolástico, representado pelos jesuítas, e detentora de um cunho filosófico alinhado com a filosofia moderna de fins do século XVII e início do século XVIII. Esta pesquisa questiona tal idéia, argumenta que tais temas, presentes na referida obra, fazem parte de um projeto em convergência com o pensamento oriundo da Ordem Oratoriana em Portugal, que por sua vez se aproximava do pensamento do Estado Português contra a Ordem dos Jesuítas e a favor de uma chamada “Ciência” e “Filosofia” “modernas”. Busco demonstrar que, embora declarando sua adesão a uma idéia “moderna” e alinhada com o tempo em que estava inserido, Verney se apropriou não só das idéias ditas “modernas” como daquelas idéias provenientes da neoescolástica, ou seja, não rompendo e/ou não abrindo mão do conhecimento estabelecido pelo pensamento jesuítico, para propor um meio de superação do sistema educacional inaciano. Por essas características, o consideramos como um singular representante do que aqui conceituamos como Ilustração Católica.