Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Moura, Gustavo Magalhães
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Orientador(a): |
Silva, Rodrigo Luis de Souza da
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Banca de defesa: |
Vieira, Marcelo Bernardes
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Apolinario Junior, Antonio Lopes
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
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Departamento: |
ICE – Instituto de Ciências Exatas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11919
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Resumo: |
O problema de mapeamento de um ambiente real e reconhecimento dos objetos contidos neste ambiente é um problema da área de Visão Computacional e tem recebido atenção com o avanço de soluções SLAM e soluções robustas de reconhecimento de objetos. O problema da robótica de Localização e Mapeamento Simultâneos (Simultaneous Localization and Mapping - SLAM) consiste em criar um mapa (geralmente geométrico) da cena ao mesmo tempo em que estima a pose do observador. As soluções para este problema são utilizadas em diversas áreas onde se deseja mapear um ambiente e extrair informações geométricas deste. O reconhecimento de objetos permite identificar o objeto na cena conforme as classes de objetos da base de dados de referência. Para o reconhecimento em imagens 2D, as melhores soluções são baseadas em redes neurais convolucionais. Entretanto, para a obtenção das informações geométricas 3D dos objetos na cena, são necessárias outras técnicas que variam conforme o modelo do objeto 3D de referência. Neste trabalho, será apresentada uma nova abordagem para lidar com a estimativa de pose de objetos 3D a partir de imagens de cenas estáticas de ambientes internos. Para isso, uma integração entre um detector de objetos em imagens e uma solução SLAM monocular baseada em keyframes foi desenvoldida. Como resultados, demonstramos uma melhoria na estimativa da trajetória da câmera em relação ao método original e uma utilização do sistema implementado na criação de ambientes virtuais. |