Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Iuri
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Orientador(a): |
Rodrigues, Elisa Rodrigues
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Banca de defesa: |
Berkenbrock, Volney José
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Nogueira, Paulo Augusto de Souza
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13165
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Resumo: |
Durante o período do Cristianismo Originário, as primeiras gerações de seguidores e seguidoras assumiram a tarefa de propagar a memória de Jesus a partir de comunicações orais. Mesmo após essas tradições de/sobre Jesus serem registradas em vários gêneros de textos escritos, as transmissões orais ainda eram fortemente utilizadas no movimento cristão originário. Diante desse papel fundamental do recurso oral na vivência das experiências cristãs originárias, a abordagem da oralidade destaca-se como importante chave de leitura para a compreensão das primeiras manifestações do cristianismo. Nessa dissertação, buscouse debruçar sobre o funcionamento da oralidade no período do Cristianismo Originário, especificamente a representação encontrada nos trechos de Mt 10, 5-16 e Lc 10, 1-12. A partir da História Cultural e da Crítica das Formas, essas narrativas mateana e lucana foram entendidas como indicativas de práticas de oralidade. Nessa análise, observou-se a existência de distintos modelos de comunicações orais itinerantes, ressaltando o caráter plural do movimento cristão originário. Assim, este trabalho procurou estudar as representações dos modos de transmissões orais presentes no Evangelho de Mateus e no Evangelho de Lucas. |