The L Word em movimento: convergências de uma série lésbica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Rodrigues, Lilian Werneck lattes
Orientador(a): Pinheiro, Marta de Araújo lattes
Banca de defesa: Santana, Wedencley Alves lattes, Leal, Bruno Souza lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1913
Resumo: A partir do mapeamento das conexões entre novas mídias, séries de TV, interações colaborativas na Internet e lesbianidades, este trabalho de dissertação interroga as interseções que podem ocorrer entre mídias através de um estudo de caso das audiências em torno da série The L Word. Considerada a primeira série dramática da televisão norteamericana a apresentar um grupo de mulheres lésbicas como protagonistas de sua narrativa, The L Word pode ser vista como um exemplo de produto cultural transmidiático, produzido para a TV, mas que estabeleceu uma relação peculiar com suas espectadoras dentro do que Henry Jenkins chama de Cultura da Convergência. Através deste estudo, pretende-se questionar tanto as especificidades desta relação ambientada na convergência dos meios de comunicação, quanto as características particulares do comportamento das fãs brasileiras dentro da cultura participativa, movimento alimentado pela inteligência coletiva criada a partir do seriado. A busca pelas respostas a essas questões serve, ao longo do texto, à verificação da hipótese de que The L Word, enquanto transmídia, estabelece uma interlocução com suas fãs no ambiente da convergência dos meios, ou seja, ao mesmo tempo em que as personagens da série tentam pautar certos traços das lesbianidades em trânsito, a narrativa se adapta às pautas demandadas pelas espectadoras que buscam a visibilidade, em um fluxo que levou as fãs brasileiras a se envolverem tanto no compartilhamento de conteúdos da série, quanto nas redes sociais lésbicas criadas a partir dela, movimento que ocasiona implicações sociais, culturais e políticas.