Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Umbelino, Tâmara Lis Reis
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Orientador(a): |
Fraga, Paulo César Pontes
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Banca de defesa: |
Silva, Elisabeth Murilho da
,
Lima, Marcelo Ayres Camurça
,
Souza Junior, Paulo Gracino de
,
Martins, Rogeria da Silva
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Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2609
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Resumo: |
A presente tese de doutoramento em Ciências Sociais aborda a cultura Hip-Hop em Juiz de Fora, buscando reconhecer como se dá a formação da identidade rapper na periferia da cidade tomando como referência as importantes mudanças pelas quais ela vem passando, como por exemplo de que forma um grupo de universitários, moradores das regiões mais ricas da cidade reinterpreta os princípios fundantes do hip-hop e como são vistos pelos rappers da periferia que, durante muito tempo, tiveram sua identidade definida pelos pilares deste movimento. Como esta minoria, não numericamente, mas em direitos, vê o fato de assistir a outros porta-vozes assumirem os microfones e falarem em seu nome. Também pretendemos compreender um fenômeno que se mostra cada vez mais crescente entre os integrantes do Movimento Hip-Hop e sua relação com as redes sociais como alternativa de combate à forma desvantajosa de inserção na sociedade capitalista. O aprofundamento no estudo sobre a forma como se dá este processo excludente se torna cada vez mais complexo por não mais se restringir ao velho conceito de miséria e/ou pobreza, mas, sim, ser capaz de compreender as nuances trazidas por uma nova configuração da sociedade não necessariamente centrada nos aspectos relativos ao trabalho. Na compreensão deste fenômeno foi necessário trilhar um caminho passando por teorias da Sociologia, Antropologia e Comunicação Social. Trabalhando com os conceitos de identidade e reconhecimento, buscamos compreender como se dá a formação da identidade moderna em um cenário de crescente valorização da individualidade e negligenciamento dos “valores-fortes”, ocasionando enfraquecimento dos valores morais. Levando em conta a importância do reconhecimento de que o contexto social no qual nos encontramos é resultado do curso da história que nos trouxe até aqui. Para o desenvolvimento desta tese foi realizada uma pesquisa que norteou o trabalho de campo em busca de conhecer os participantes do movimento hip-hop na cidade e sua configuração no mundo online e off-line. Utilizando ferramentas como questionários virtuais, pesquisa de campo, produção de material audiovisual e netnografia buscamos compreender de que maneira as ações em busca de reconhecimento e valorização de identidades são modificadas por uma ressignificação do que simboliza ser um rapper. |