A apropriação machadiana de A Divina Comédia de Dante

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Maddaleno, Izabella lattes
Orientador(a): Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da lattes
Banca de defesa: Ribeiro, Gilvan Procópio Ribeiro, Almeida, Márcia de, Silva, Maria Andréia de Paula, Andrade, Altamir Celio de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Departamento: Faculdade de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10312
Resumo: A proposta dessa tese é contribuir para os estudos machadianos através da análise das referências do escritor brasileiro Machado de Assis à obra A divina comédia, do autor italiano, Dante Alighieri. As referências dantescas podem ser encontradas ao longo de toda a produção machadiana, sejam elas citações diretas de versos ou não. O italiano Edoardo Bizarri, o francês Jean Michel Massa, a americana Hellen Cawdell e os brasileiros Eugenio Gomes, Eugenio Vinci de Moraes e Teresinha Zimbrão da Silva, para citar alguns nomes, estudaram as referências de Machado de Assis à obra A divina comédia. Pois, considerando que dentre os romances machadianos com citações diretas de versos dantescos já foram estudados, da chamada fase da maturidade do escritor, Memórias póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó, nos propomos a estudar na tese os romances restantes, ou seja, Dom Casmurro e Memorial de Aires. No estudo dos dois romances, consideraremos tanto as citações dantescas, quanto as referências dantescas sem versos, além de convocarmos ainda outras obras machadianas onde essas citações ou referências se repetem, e que possam assim contribuir para a interpretação de Machado de Assis a partir de Dante.