A VERDADE OS LIBERTARÁ!? Autoprodução de um sistema religioso confessional. O caso da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00023 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15437 |
Resumo: | Uma leitura histórico-filosófica do sistema religioso missouri-ielbiano demonstraque,em suas estruturas basais, há uma compreensão de verdade religiosa entendida comoumaverdade objetiva. As lentes da sociologia de Niklas Luhmann, por sua vez, revelamqueforamas crises, irritações e autopoieses ocorridas – a migração da Alemanha para o Missouri; oProtesto Público; a proposta de ‘renovada aceitação das antigas confissões ortodoxas’; aspreleções de C. Walther (1811-1887) a respeito d’A correta distinção entre Lei e Evangelho;a controvérsia que culminaria no Seminex, entre outras – que levaramo sistemaaseautoproduzir desenvolvendo e/ou aprimorando essa postura confessional rígidaeobjetivadora. Essa dinâmica de autoprodução observada na Lutheran Church Missouri Synod(LCMS), seja no sentido de uma maior abertura ou de um maior fechamentoemsuas‘estruturas de plausibilidade’, também pôde ser observada na ‘filha’ brasileira, aIgrejaEvangélica Luterana do Brasil (IELB). A missão missouriana em solo brasileiro se pautounapremissa fundamental de que ‘o erro precisa ser corrigido e a verdade proclamada’. Assim,enquanto na Era Hasse se dizia que a ortodoxia ‘é necessária e de vontade divina’, oautorretrato da IELB da década de 1970 revelava uma confessionalidade que reivindicavapara si a posse da ‘teologia unívoca dada por Deus’. A percepção da coexistência, nesseiniciode Século 21, de conservadores, moderados e evangelicais demonstra, entretanto, quetambém o sistema ielbiano sempre esteve sujeito a autoproduções. Os atritos comoambienteo levaram, por um lado, a certas aberturas, mas, por outro, ao surgimento de movimentosemdireção a um maior ‘fechamento operacional’, o que acabou por manter o sistema ‘engessado’,ou ‘cativo’ da ‘retidão e precisão’ doutrinária. Essa leitura do campo humano da religiãolevaa um segundo momento da tese, mais normativo, onde as lentes sociológicas e históricasdãolugar às lentes filosófico-teológicas. Com o auxílio de autores como Martinho Lutero, SørenAaby Kierkegaard e Paul Tillich, aponta-se para a necessidade de devolver à fé seucaráterdeincondicionalidade – fé como ‘a verdade do coração’ –, e à religião institucionalizada, oelemento da auto-crítica. Argumenta-se, ainda, que a ‘dupla situação do crente’ conformeLutero – ‘em Cristo pela fé, no próximo, pelo amor’ – revela uma compreensãodeféedeverdade religiosa que dialoga com as concepções de Kierkegaard e Tillich que poderiamservir como balizadores para uma postura confessional [mais] libertadora. |