Autorretratos de septuagenários: Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo no Museu Mariano Procópio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa, Naiany de Araújo Santos lattes
Orientador(a): Christo, Maraliz de Castro Vieira lattes
Banca de defesa: Caetano, Renata Oliveira lattes, Dias, Elaine Cristina lattes, Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia lattes, Cavalcanti, Ana Maria Tavares lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00445
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14358
Resumo: A pesquisa consiste em analisar os autorretratos em fase idosa de Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo doados à Alfredo Ferreira Lage, em 1929, e entregue posteriormente ao Museu Mariano Procópio. Confrontados com outros documentos do período, como artigos de periódicos, fotografias, retratos e autorretratos, foi possível delinear um determinado modo dos pintores se exibirem, evidenciando uma preocupação com a posição social assumida pela profissão. Nesse sentido, não houve uma mudança profunda dessa perspectiva na velhice ativa, quando ambos continuaram a exercer o ofício, contudo, na impossibilidade de prolongar a situação de ajustamento entre trabalho e envelhecimento a exposição imagética deles sofreu uma alteração, cada um com sua individualidade e em circunstâncias próprias. De todo modo, eles persistiram, tanto quanto puderam, em mostrar suas figuras como profissionais dedicados, mesmo numa fase de transformações físicas, psíquicas e sociais como a senectude.