Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Zancaneli, Mariana Alves
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Orientador(a): |
Paula, Frederico Braida Rodrigues de
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Banca de defesa: |
Lima, Fernando Tadeu de Araújo
,
Santos, Denise Mônaco dos
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
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Departamento: |
Faculdade de Engenharia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11591
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Resumo: |
A pesquisa aborda o tema do fotorrealismo digital como técnica de apresentação dos projetos de interiores, principalmente no que diz respeito aos seus aspectos no contexto da era digital. É possível perceber, nas últimas décadas, um grande aumento no número de profissionais que utilizam as imagens digitais fotorrealísticas como forma de apresentação final para projetos de arquitetura e de interiores. A partir dessa observação, surge o seguinte questionamento: como as imagens fotorrealísticas se manifestam na apresentação do projeto de interiores na contemporaneidade? Para responder a essa questão, discute-se a hipótese de que as imagens fotorrealísticas se manifestam na contemporaneidade como parte do contexto digital no qual estamos inseridos, onde há uma busca pelo hiper-real, havendo um certo fetiche pelas aproximações da realidade. Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em compreender a presença das imagens digitais fotorrealísticas na apresentação dos projetos de interiores. Para isso, a metodologia adotada baseia-se em duas revisões de literatura, estando a primeira relacionada ao tema da imagem e do fotorrealismo e a segunda ao tema da apropriação das imagens fotorrealísticas pelos arquitetos. Além disso, adota-se uma parte empírica na qual foram aplicados questionários e entrevistas com alguns profissionais atuantes no mercado. Com isso, conclui-se que as imagens digitais fotorrealísticas acabam se tornando uma linguagem comum para as pessoas inseridas no contexto digital contemporâneo, fortemente influenciadas por outras tecnologias da era digital. Acredita-se que os próprios profissionais se encontram nesse cenário ao utilizar essas imagens de forma quase intuitiva para apresentar seus projetos. |