O álbum de fotografias do inglês George Chalmers: memórias e lembranças no tempo do Morro Velho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Leite, Fernando Antônio Cardoso lattes
Orientador(a): Caetano, Renata Oliveira lattes
Banca de defesa: Costa Júnior, Martinho Alves da lattes, Pereira, André Luiz Tavares
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17845
Resumo: O trabalho de dissertação apresentado teve com referência inicial a descoberta do álbum de fotografia, que se encontrava perdido, do inglês George Chalmers, superintendente da empresa Britânica Saint John Del Rey Mining Company. No álbum, nos deparamos com fotos pessoais do Chalmers junto com sua família e conhecidos. Fotografias de práticas e costumes ingleses tendo sido realizadas no Morro Velho em Nova Lima e na Fazenda da Jaguara no período do final do século XIX e início do XX. A pesquisa possui como objeto de investigação o álbum de fotografias do inglês George Chalmers, com suas memórias da época em que esteve no Morro Velho, de 1884 a 1928. Discorremos e fizemos várias análises de fotografias, tanto de páginas abertas do álbum quanto por temática, e por meio de apreciações comparativas das fotos com pinturas inglesas do século XIX que estavam inseridos no mesmo ambiente de influência cultural. Ao decorrer da pesquisa, encontramos um inglês de hábitos imperialistas e colonialistas, vivendo no interior de Minas Gerais. O álbum de fotografia preservou sua forma de enxergar o mundo e testemunhou o trabalho profissional do fotógrafo que conseguiu reproduzir imagens valores, costumes e sociabilidades de um tempo. Concluímos que a coleção fotográfica nos apresenta caracteres de um homem inglês, que soube preservar seus hábitos vitorianos, na domesticação de cães, nas práticas de caçador e pescador. Um britânico culturalmente voltado a representar sua masculinidade para seus filhos a partir dos seus hábitos e costumes tradicionais. Um homem que contemplava a natureza, colecionava fotos de família e mandou registrar cenários construídos do que achava diferente e exótico no mundo animal, na natureza selvagem, nas atitudes dos cães e na visualidade dos negros que faziam parte do seu cotidiano.