Intersubjetividade em Scheler
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Filosofia
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00370 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15042 |
Resumo: | A partir da fenomenologia de Scheler, pretendemos investigar a essência da intersubjetividade, estabelecendo os fundamentos eidéticos dessa concepção em sua dimensão transcendental e transcendente. As condições básicas do encontro intersubjetivo, baseiam-se em dois atos eidéticos: a consciência da alteridade no sentido geral e a percepção do outro no concreto. No entanto, uma vez que este é apenas o começo da conexão com os outros, é preciso investigar acerca da capacidade da pessoa de se voltar para o mundo objetivo e encontrar outros sujeitos como igualmente constituindo esse mundo no qual ambos estão inseridos. Ao nos aprofundarmos nos sentimentos intersubjetivos e em sua hierarquia, duas formas de afetividade se destacam: a simpatia e o amor. Os ditos sentimentos constituem atos puros que emergem de uma dimensão superior, metempírica do homem, cuja função é apreender certas qualidades também de natureza pura: os valores carregados por aqueles que são objeto de nossa simpatia e amor. A simpatia, como apreensão afetiva do valor da existência psíquica do outro, eleva o encontro a um nível ontológico e ético-axiológico superior. No entanto, Scheler defenderá que a cúpula desse encontro se encontra no ato de amor, que visando o valor da pessoa espiritual do outro, é a única capaz de conduzir o encontro inter-humano a sua perfeição moral |