Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Ronaldo Chicre
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Orientador(a): |
Araújo, Paulo Afonso de
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Banca de defesa: |
Pires, Frederico Pieper
,
Wondracek, Karin Hellen Kepler
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4822
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Resumo: |
Esta pesquisa pretende investigar a crítica de Dominique Janicaud, segundo a qual a fenomenologia, indo além do fenômeno, se torna teologia. Michel Henry propõe uma fenomenologia da vida para a abordagem fenomenológica do cristianismo e busca saber o que este considera como verdade. No Novo Testamento, a verdade é designada como aparição, manifestação e revelação, palavras-chave da fenomenologia. Trata-se de uma verdade fenomenológica pura, que se refere à fenomenalidade. Vida, revelação e verdade se remetem ao Deus cristão. Para Janicaud, Henry vai além do fenômeno ao investigar a autorrevelação da vida, e sua fenomenologia se torna teologia. Entretanto, ao dialogar com a religião, sua filosofia pode ser considerada como uma filosofia da religião. |