Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Uchôa, Sara Gonçalves de Mendonça
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Orientador(a): |
Araújo, Karla Holanda de
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Banca de defesa: |
Caravela, Gabriela Borges Martins
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Silva, Denise Tavares da
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
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Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5625
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Resumo: |
Este trabalho investiga o modo de produção colaborativo na televisão stricto sensu a partir do programa Ponto Brasil (2009). O programa, coprodução entre TV Brasil e Secretaria de Programas e Projetos Culturais (MinC), consiste em um piloto de televisão realizado colaborativamente por Pontos de Cultura e coletivos. Os vídeos produzidos em quase todos os estados brasileiros estão misturados em cada um dos 14 episódios temáticos de 26 minutos. O programa se destaca pelo método desenvolvido, também é relevante o contexto político em que foi germinado: durante o governo Lula nas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura. No primeiro e no segundo capítulo introduzimos nosso estudo de caso focando em delimitar as questões fundamentais que dão corpo ao projeto do programa, tanto as características imediatas quanto as políticas culturais em voga na época. Iniciamos o terceiro capítulo com uma breve contextualização no campo teórico sobre a televisão stricto sensu e o entendimento de modo de produção colaborativo neste âmbito; em seguida, descrevemos o método desenvolvido no contexto do programa para produção audiovisual em rede. O trabalho permite visualizar, na escala do Ponto Brasil, as possibilidades, características e objetivos da produção colaborativa na televisão. |