Gênero videoanimação e Arquitetura Multimodal: análise semiótica e contribuições para a formação docente
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00005 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14010 |
Resumo: | Os gêneros multimodais cujo suporte são os contextos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Tendo isso em vista, os documentos oficiais em que se pauta o currículo escolar evidenciam a importância do trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) inclui gêneros multimodais para o ensino de Língua Portuguesa. Como é possível contribuir para que professores/as e alunos/as estejam mais preparados/as para ler de modo crítico e usar eficientemente esses gêneros textuais? Elegeu-se o gênero videoanimação como corpus de análise desta pesquisa, a fim de contribuir para uma formação docente que auxilie no trabalho com letramentos e multiletramentos (SELBER, 2004; ROJO; MOURA, 2019) junto aos/às alunos/as. Para tanto, esta tese teve dois objetivos: desenvolver uma teoria de análise semiótica para videoanimações; e oferecer ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem aos/às professores/as abordarem esse gênero no ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa. Para alcançar tais propósitos, primeiramente fez-se uma análise detalhada do gênero videoanimação, buscando compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre aspectos verbais, tendo como base os referenciais teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012), e aspectos visuais, com base na Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Foram utilizados, ainda, os 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995), que complementam a análise de atributos característicos dos movimentos no desenho; e suportes teóricos que embasam a compreensão da sonoplastia nos desenhos animados (FURNISS, 2014). Sobre esses pilares se fundamentou a Arquitetura Multimodal, teoria proposta por esta tese para a análise de videoanimações, a qual busca compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre as linguagens verbal, visual e sonora. Para tanto, a aplicabilidade de tal abordagem foi demonstrada por meio da análise semiótica do curta Guaxuma (2018), de Nara Normande. E, com vistas a verificar se a Arquitetura Multimodal é efetiva no trabalho com esse gênero textual, realizou-se o curso on-line Videoanimação nas aulas de Língua Portuguesa. Planejado por meio de um design educacional (MATTAR, 2014), o curso foi realizado a distância (MORAN, 2017), buscando contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de Língua Portuguesa da cidade de Lavras, Minas Gerais. Com base em tal instrumento de pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa (ANDRÉ, 2011), a fim de demonstrar como a Arquitetura Multimodal foi validada na perspectiva dos/as participantes do curso. Então, por meio das discussões ora empreendidas, espera-se contribuir para a formação de futuros/as professores/as e de docentes que já atuam em sala de aula. Tal contribuição procura tanto dar suporte teórico quanto instrumentos práticos para se desenvolverem atividades pedagógicas que utilizem o gênero videoanimação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. |