Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Fonseca, Carolina Alves
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Orientador(a): |
Miranda, Neusa Salim
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Banca de defesa: |
Hotz Bronzato, Lucilene
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Sartori, Adriane Teresinha
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1141
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Resumo: |
Este trabalho dissertativo - vinculado ao macroprojeto Práticas de Oralidade e Cidadania (MIRANDA, 2007/ - ; FAPEMIG - APQ- 02405-09; PNPD/CAPES, 2011-2014; PPG Linguística/UFJF) e ao projeto Lexicográfico FrameNet Brasil (http://www.ufjf.br/framenetbr/) em sua linha Frames e Cidadania - objetiva mapear, a partir da perspectiva discente, os indicadores de sucesso presentes em um projeto de dramaturgia de uma escola pública na periferia de Juiz de Fora – MG reconhecida por gestores e professores pelo sucesso de seus projetos. Uma segunda meta investigativa da pesquisa consiste no aprofundamento de uma proposta de análise do discurso ancorada na categoria frame, bem como no modelo de anotação de texto corrido no Desktop da FrameNet Brasil. A base de dados constituiu-se por documentação em áudio (e posterior transcrição) de entrevistas semiestruturadas (LABOV, 2008 [1972]) com os alunos do 6º ano que participam do referido projeto de teatro (total de 7 participantes), antecedidas de um processo de imersão na comunidade investigada (6 meses, totalizando 15 visitas) registrado em um diário de campo. Esta pesquisa elegeu como metodologia o estudo de caso (YIN, 2001) em uma abordagem mista, adotando procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos (SCHWANDT, 2006). As escolhas teóricas centram-se nas contribuições da Linguística Cognitiva (LAKOFF, 1987; FELDMAN, 2006; GEERAERS & CUYCKENS, 2007; CROFT & CRUSE, 2004; SALOMÃO, 2012) e em seu principal modelo semântico: a Semântica de Frames (FILLMORE 1982, 1895, 2007; RUPPENHOFER et al, 2010; SALOMÃO, 2009) e seu projeto de anotação lexicográfica FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu). Para análise hermenêutica, valemo-nos da Sociologia (BAUMAN, 2007, 2008; JARES, 2004); da Filosofia Educacional (PRAIRAT, 2011; FREIRE, 2011; ARAGON & DIEZ, 2004); da Antropologia Evolucionista (TOMASELLO, 1999, 2003); além dos distintos olhares no campo da Ética e da educação cidadã (CLARCK, 1996; LA TAILLE, 2008, 2006; TOGNETTA & VINHA, 2008; COSTA, 2004; RIBAS, s.d; MIRANDA, 2005, 2007, 2009, 2011, 2012; ULISSES, 2008; PEREIRA, 2004; ROCHA, 2008); que nos auxiliaram na compreensão dos indicadores de sucesso desvelados nos resultados analíticos. A análise de dados desenvolveu-se a partir do conceito de frame, que nos permitiu identificar de maneira segura as perspectivas instauradas pelo discurso discente. Sendo assim, foi possível estabelecerem-se duas redes hierárquicas de frames: uma cujo macroframe é Agir_intencionalmente (86 ocorrências – 74% do total) e outra relacionada aos frames Atributos_graduáveis e Comunicação (25 ocorrências – 26% do total). O exercício hermenêutico interdisciplinar dessas redes permite-nos afirmar que o professor de artes cênicas, de acordo com o discurso discente, conquista sua autoridade, em tempo de autoridade perdida, a partir: (i) da autoria de sua prática; (ii) do protagonismo juvenil e (iii) da afetividade. Os resultados, portanto, apontam caminhos para a superação da crise da sala de aula vivenciada atualmente e revelam significativo comprometimento dos alunos com o processo de ensino-aprendizagem de que são partícipes. |