Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Souza, Tálisson Melo de
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Orientador(a): |
Ramos, Maria Lúcia Bueno
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Banca de defesa: |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
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Garcia, Maria Amélia Bulhões
,
Silva, Elisabeth Murilho da
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Sant'Anna, Sabrina Parracho |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
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Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/84
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Resumo: |
A partir do contexto de emergência e consolidação da atividade do curador de exposições de arte contemporânea na esfera artística internacional, esta análise direciona-se a duas edições da Bienal de São Paulo (as 18ª e 19ª, promovidas em 1985 e 1987, respectivamente) para compreender as condições e desdobramentos dessa profissão no Brasil. As curadorias da crítica de arte Sheila Leirner são estudadas aqui em sua singularidade e em relação com diversas exposições realizadas em instituições congêneres. Colocamos em perspectiva a historiografia já estabelecida acerca dessas duas propostas curatoriais (“O Homem e a Vida” e “Utopia versus Realidade”), e esquadrinhamos o debate crítico suscitado por elas dentro e fora do país. Seleções de obras artísticas e artistas, expografia, discurso teórico e poder de legitimação são articulados com a trajetória crítica da curadora e as transformações nas políticas públicas para a cultura e no status das instituições culturais na década de 1980, em diálogo com a os processos de globalização da arte e redemocratização política no Brasil. |