O violoncelo de Jaques Morelenbaum: uma investigação acerca da performance do instrumento na música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rohr, Raquel lattes
Orientador(a): Borém, Fausto lattes
Banca de defesa: Silva, Esdras Rodrigues lattes, Pilger, Hugo Vargas lattes, Andrade, Edson Queiroz de lattes, Reis, Carlos Aleixo dos lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Programa de Pós-Graduação: -
Departamento: -
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6528
Resumo: Neste projeto, investigo a utilização do violoncelo na música popular brasileira, tomando como referência o trabalho do violoncelista Jaques Morelenbaum (também arranjador e compositor), que possui a carreira mais longa e relevante nesta especialidade no Brasil. Por meio de análises de performances selecionadas deste artista em gravações de áudio e de vídeo, discuto as diferenças e semelhanças entre práticas de performance do violoncelo nos âmbitos da música erudita, da música popular e em suas interseções. Destaco, no seu estilo de performance, a utilização do violoncelo tanto em arco como pizzicato, realizando as funções da linha do baixo, de linhas melódicas principais e de linhas contrapontísticas secundárias, nas quais observo elementos de práticas de performance da música brasileira (popular e erudita) e do jazz, especialmente uma forte influência do estilo de João Gilberto, um dos maiores símbolos da Bossa Nova. Também aponto estratégias, adaptações e emulações instrumentais no violoncelo, levando em conta o idiomatismo do instrumento, ao mesmo tempo em que aponto elementos interpretativos que nos permitem uma melhor compreensão de seu contexto e performance.