Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Nogueira, Ítalo Rafael
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Kato, Suzana |
Banca de defesa: |
Kato, Suzana,
Barbosa, Joel Luís da silva,
Cruz e Silva, Fernanda Monteiro da |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Coleções por área do conhecimento
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36334
|
Resumo: |
Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGPROM, contempla o memorial, o artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais. O memorial busca sintetizar a minha trajetória musical, o mestrado profissional e as minhas experiências com a música popular. No artigo, investigo quais os principais aspectos do gênero frevo e busco fazer uma relação com o idiomatismo do violoncelo, buscando subsídios teóricos a fim de dar embasamento às minhas escolhas interpretativas das obras gravadas; e o produto final consiste no registro em vídeo de 3 frevos para violoncelo: Frevo para Nora, de Maria di Cavalcanti; Tic, Toque Frevo!, de Rodolfo Lima e o Frevo das Meloritmias n°14, de Ernani Aguiar. Complementando, apresento ao final deste trabalho, os relatórios referentes às práticas profissionais realizadas durante o curso. |