Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Cunha, Rian Dutra da
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Orientador(a): |
Silva, Rodrigo Luis de Souza da
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Banca de defesa: |
Machado, Alex Fernandes da Veiga
,
Oliveira, Itamar Leite de
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
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Departamento: |
ICE – Instituto de Ciências Exatas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6665
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Resumo: |
A realidade virtual possui inúmeras aplicações potenciais para o tratamento e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Uma combinação do tratamento cognitivo tradicional e métodos baseados em realidade virtual pode oferecer uma abordagem efetiva, segura e interativa ao tratamento de indivíduos com deficiências. Baseado nisso, um método computacional foi proposto para desenvolver um sistema de realidade virtual para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora grossa dessas pessoas, de modo que as tornem mais autônomas e capazes de fazer tarefas diárias, melhorando a participação na comunidade, assim como a inclusão social, a partir da simulação e treinamento de tarefas comuns que as pessoas geralmente executam diariamente. Uma das principais preocupações deste trabalho foi desenvolver com o custo mais baixo possível, utilizando dispositivos padrões e acessíveis _a maioria das pessoas. Além disso, uma manipulação baseada na mão feita com marcadores de realidade aumentada foi proposta, para proporcionar uma experiência do mundo real, pois, considerando as dificuldades cognitivas e motoras dos participantes, uma interação feita com suas próprias mãos seria mais fácil, mais intuitiva e efetiva para as pessoas com deficiências. Os resultados dos experimentos demonstraram a eficácia e viabilidade do uso de tecnologias de realidade virtual para o treinamento cognitivo e motor de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mostrando que os participantes conseguiram executar a tarefa 40% mais rápidos em media no estudo de caso 1, que basicamente _e um simulador onde o participante deve fazer compras em um mercado, e também mostrando uma melhora de 41% em relação aos erros cometidos no estudo de caso 2, no qual o paciente deve passar por uma série de desafios que treinam sua coordenação motora grossa e equilíbrio. Baseado na análise dos dados feita após a intervenção e também baseado na observação da fisioterapeuta, foi possível provar que métodos baseados em realidade virtual podem ser eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência intelectual. |