Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Quadros, Camila de Brito
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Orientador(a): |
Tedeschi, Losandro Antônio
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Banca de defesa: |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
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Queiroz, Paulo Roberto Cimó
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Langaro, Jiani Fernando
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Grande Dourados
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em História
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Departamento: |
Faculdade de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5805
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação foi analisar o processo histórico de construção da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição enquanto um patrimônio cultural religioso de Dourados. Assim, a palavra construção é entendida neste trabalho, tanto na abordagem literal - ou seja, física, do prédio propriamente dito - como remete também a uma construção simbólica, cercada de elementos imateriais formadores desse patrimônio cultural religioso. A história da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição perpassa a própria história de Dourados. Quando um grupo de fieis formado por migrantes se organizou para construir a primeira capela em 1925, Dourados ainda era um povoado, um distrito pertencente à Ponta Porã. Conforme a localidade foi se desenvolvendo economicamente, outros grupos de migrantes foram chegando, construindo suas casas e comércios, trabalhando na área rural e, em grande parte, frequentando a igreja que ficava (fica) situada na área central da localidade. Assim, buscou-se também analisar e problematizar as relações sociais e nesse caso, sobretudo religiosas, existentes entre os indivíduos que interagiam nesse espaço simbólico que abarca processos migratórios, multiculturalismos, relações de poder e vivências culturais e que mais tarde, forjaram e acompanharam a formação da memória coletiva. Além disso, apresentam-se também os elementos arquitetônicos e simbólicos que, devido a seus contextos históricos, sociais e religiosos, foram influenciadores e legitimadores da expansão e consolidação do patrimônio cultural religioso pesquisado: Casa Paroquial, Patronato de Menores e Praça Antônio João. Outros elementos importantes são analisados e problematizados, no sentido de contribuir para o entendimento das relações que os indivíduos que aqui habitavam possuíam com a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição: a atuação dos franciscanos na região e seus desdobramentos; o embate com o Protestantismo e a importância das duas colônias agrícolas que impulsionaram processos migratórios na região: a Colônia Agrícola Nacional de Dourados e a Colônia Agrícola Municipal de Dourados. Nesse sentido, conclui-se que a contextualização do edifício não se separa da história da qual é testemunha e do espaço em que se localiza e que, portanto, para uma adequada compreensão da pluralidade dos traços culturais inerentes ao patrimônio cultural religioso devem ser levados em consideração aspectos subjetivos, inclusive as sensações decorrentes de vivências coletivas que extrapolam o sentido da materialidade. |