A Metaficção historiográfica em Noturno do Chile de Roberto Bolaño

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Takahara, Aline Midori lattes
Orientador(a): Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos lattes
Banca de defesa: Alves, Lourdes Kaminski lattes, Barzotto, Leoné Astride lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/615
Resumo: O escritor chileno Roberto Bolaño, tendo angariado sucesso de best-seller e status de cult, agrada tanto à crítica especializada quanto ao público leitor, despertando a atenção e curiosidade daqueles que se interessam por literatura latino-americana e chilena, em particular. Deste escritor, selecionamos como corpus de estudo a obra Noturno do Chile (2004), primeiro livro do autor traduzido no Brasil. Este trabalho propõe-se, portanto, a estudar a novela Noturno do Chile sob a perspectiva da metaficção historiográfica, com base na teoria das “poéticas do pós-modernismo”, segundo as reflexões desenvolvidas por Linda Hutcheon, dentre outros. Nesta obra de Roberto Bolaño, o processo de metaficção historiográfica evidencia-se e adensa-se em função das projeções de um narrador que, entre outros, relembra fatos acerca da ditadura de Pinochet, em um enredo no qual várias personagens, inclusive um crítico literário, protagonizam enunciados particularmente comprometidos com o contexto sociocultural e histórico do país, e cuja narrativa se desenvolve através de dois únicos parágrafos que compõem a obra. A análise e abordagem da obra, portanto, centra-se na verificação da metaficção historiográfica enquanto proposta de leitura do universo de discurso no qual personagens fictícias se misturam a figuras históricas, tecendo, assim, as articulações entre os planos de enunciado e anunciação e o componente narratológico que compõem a narrativa Noturno do Chile.