“Nas cordas da viola": uma etnografia da arte de “repentear”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Perdigão, Elaine Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30913
Resumo: Nesta dissertação, empreendo uma análise da prática do repente executada por imigrantes nordestinos residentes no Rio de Janeiro. Privilegiou-se o discurso desses cantadores sobre o modo como percebem as mudanças sofridas na poesia cantada e sobre a mudança no perfil do poeta-cantador. Tratou-se, por conseguinte, de analisar a cantoria do repente, a partir das mensagens enviadas nos versos cantados, cuja função é a de valorizar a cultura do Nordeste. Por meio da fala dos cantadores, identifiquei um fluxo de discurso que reivindica a posse de uma arte e de um saber. Conhecimento sobre a poesia nordestina, neste contexto, é um capital acionado para compor alianças entre o grupo de cantadores, e também, para evocar a disputa pela posse legítima dessa arte. Concluo que, desse modo, eles estabelecem suas articulações, compõem uma rede a fim de definir as sanções, os modelos, as formas de valorização e divulgação em torno da arte poética. O discurso voltado para arte da cantoria contempla uma identidade com a obra musical. Assim sendo, a proposta desta pesquisa etnográfica é a de colaborar para uma compreensão atual da poesia do repente dissonante de uma perspectiva estática que tende a equiparar a poesia como produto tradicional, fixo e imutável. A poesia de hoje é resultado de mudanças que impelem uma configuração contemporânea e dinâmica. Nisso reside sua permanência