Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Costa, Rosa Cristina |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27646
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Resumo: |
Partindo do pressuposto que quando o discente tem prazer nas atividades realizadas, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa, motivando-o na construção do conhecimento e sendo protagonista de sua trajetória acadêmica, e sabendo que diversos autores ressaltam a influência positiva do uso de jogos didáticos no processo ensino aprendizagem, o presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação de jogos didáticos como ferramenta auxiliar na abordagem de conteúdos sobre o tema Corpo Humano. Os jogos didáticos foram aplicados em unidades de ensino do município de Santo Antônio de Pádua – RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, com discentes do Ensino Médio e Escola Municipalizada Professora Maria Perlingeiro Lavaquial, com discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A validação dos jogos didáticos desenvolvidos foi feita por meio da aplicação de dois questionários (de sondagem do conhecimento e de verificação de aprendizagem) que objetivaram identificar o quanto os discentes aprenderam com a utilização dos jogos. A avaliação da funcionalidade técnica dos jogos didáticos produzidos foi realizada por meio da aplicação do questionário de usabilidade. Os resultados obtidos indicam que os jogos didáticos “Corpo Humano e Imagem” e “Viagem pelo Corpo Humano” atingiram o seu objetivo didático-pedagógico, sendo eficientes no processo ensino-aprendizagem do tema proposto, de forma que podem ser considerados apropriados como ferramentas que contribuem no processo de aquisição do conhecimento. |