Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7046
Resumo: Neste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitárias