Brasil à milanesa: consumo e representações da brasilidade em Milão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lotti, Rachele Pia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16373
Resumo: O objetivo principal desta tese é investigar as representações que o Brasil assume aos olhos de italianos que praticam atividades ligadas ao país, tais como o samba, a capoeira e o forró, na cidade de Milão, Itália. Para tanto, procurou-se compreender como o consumo condiciona a construção da ideia de brasilidade e influi sobre a definição das identidades dos interlocutores. Consideradas as práticas de samba, forró e capoeira enquanto consumos culturais (CANCLINI, 1993) busca-se reconstruir, através de uma pesquisa de inspiração etnográfica com observação participante e entrevistas individuais em profundidade, o papel do consumo na definição da identidade e sua influência na construção das representações sobre o Brasil, para entender como a brasilidade é incorporada na vida dos interlocutores. Levou-se em conta, nesta construção, os elementos que entram em jogo, que são a identidade, o conceito de nação, o discurso estereotipado sobre o Brasil, como o “Brasil Paraíso” e a “alegria do povo”, junto com a cultura da mídia que divulga diversos tipos de imagens e discursos. A pesquisa mostra o papel das práticas de consumo na interpretação das imagens do Brasil e como, ao lado dos discursos estereotipados sobre o país, surgem novas interpretações de brasilidade que constituem parte integrante da definição das identidades dos interlocutores.