Entre papéis avulsos e papéis sociais: a narrativa como experimentação literária e crítica da sociedade nos contos de Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nogueira, Rodrigo Sampaio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8144
Resumo: Neste trabalho procuramos analisar os fatores que dão unidade conceitual ao livro de contos Papéis avulsos, de Machado de Assis. Conforme relatado pelo autor na Advertência desta coletânea, referente ao critério de reunião dos 12 contos, estabelecemos como hipótese para a seleção destes os seguintes elementos: a problematização do gênero conto, uma vez que reúne tipos distintos de narrativas sob essa rubrica, e a relação da vida pública e familiar burguesa do século XIX como um espetáculo de representações, de modo que o homem passa a interagir na sociedade assumindo papéis que oscilam entre as causas públicas e os interesses particulares. Consideramos que essas representações no conto machadiano dão continuidade ao caráter experimental da literatura do escritor no período em questão, iniciado com a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. Deste modo, Machado acentua a ironia e o humor a respeito de questões importantes que permeavam a mentalidade de sua época, como: a crença exacerbada no cientificismo, nos sistemas políticos e, de certo modo, na religiosidade, acabando por gerar frustrações pessoais, problemas oriundos desta nova sociedade transformada pelo capitalismo-industrial e pelo secularismo