(Con)fusão de Ethos: a construção da identidade de jornais populares e de seus leitores sob uma análise semiolinguística do discurso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Vargas, Elenita Arguelles de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14566
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar como se constrói e se apresenta o ethos constituído pela relação de identificação quase total do enunciador e do destinatário dos discursos produzidos por dois jornais populares em sua versão impressa, a saber: Meia Hora de Notícias (RJ) e Super Notícia (MG). Para tanto, buscamos identificar, em primeiro plano, marcas linguísticas de subjetividade inseridas nas manchetes de capa dos jornais focalizados, sobretudo no domínio do léxico, a fim de destacar as escolhas discursivas para a construção dos textos analisados, sob o propósito de criar uma identificação com o seu público-alvo. Em segundo plano, analisamos a diagramação, especialmente as imagens em foco nas manchetes de capa, à medida que esse destaque seja importante para uma reflexão sobre a construção identitária em jogo. Sob o ponto de vista metodológico, utilizamos, neste trabalho para fins analíticos, dez manchetes de capa dos jornais carioca e mineiro, dentre as sessenta e duas capas investigadas ao longo do processo de seleção de corpus, sendo tais manchetes centradas em um recorte temático específico: o político. Mais especificamente, para o estudo, investigamos não só a construção da identidade dos tabloides, associada ao conceito de ethos, como também as estratégias de aproximação (quase fusão) entre os periódicos e o seu público leitor, formado, em geral, pelas classes menos favorecidas da sociedade e, comumente, com baixa escolaridade. Neste trabalho, temos como hipótese que, por meio dessa via de mão-dupla, em que as identidades dos sujeitos envolvidos no discurso produzido pelo Meia Hora e pelo Super parecem se fundir, os tabloides acabam por romper, efetivamente, com o princípio de neutralidade do próprio jornalismo, tão almejado pela instância jornalística como uma forma de credibilidade diante do público pretendido e da sociedade como um todo. Como fundamentação teórico-metodológica primordial, optamos pela Semiolinguística (CHARAUDEAU, 1999, 2001, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2014, 2016, 2017 e 2018), já que permite uma proposta de análise do discurso que visa a uma observação acerca dos mecanismos de articulação entre produções textuais/discursivas e atores sociais, neste caso, a sociedade e o contexto nos quais estão inseridos os jornais Meia Hora e Super Notícia e o seu público-alvo