Nos embalos da era disco cinematográfica: reflexões sobre o movimento disco no cinema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Gustavo de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33367
Resumo: Disco só se torna possível a partir de um conjunto de especificidades históricas, culturais, econômicas e tecnológicas que refletem ideológica e esteticamente seu gênero. No entanto, é comumente associado a um período altamente comercial e socialmente regressivo, sendo alvo de interpretações simplistas que não correspondem ao seu potencial transformador. Por entender disco como pertencente a uma Era e que não é passível de uma contenção ligada apenas à cena musical, esta pesquisa pretende tanto destacar as características primordiais do movimento, buscando compreender a produção fonográfica afro-americana e enfatizar sua influência na Era, quanto estabelecer relações entre disco e a atividade cinematográfica, esta que foi determinante para a difusão da “febre disco” por todo o globo.