O palco da alegria: uma leitura de Auto da Compadecida e Farsa da boa preguiça de Ariano Suassuna à luz da carnavalização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Giacomini, Carla Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25502
Resumo: O Palco da Alegria é um estudo das obras Auto da Compadecida e Farsa da Boa Preguiça, do autor Ariano Suassuna, à luz da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin. Investigamos o sentido dos elementos carnavalescos presentes nas duas peças. Revelamos as ações e categorias carnavalescas. Observamos a praça pública como palco do carnaval e como espaço de utopia. Mostra o riso bakhtiniano como elemento central e busca desvendar os múltiplos sentidos que ele produz. Expomos as matrizes culturais que fomentaram a produção literária do autor, identificando a relação entre cultura erudita e popular estabelecida na construção do projeto estético do dramaturgo. A pesquisa permite ao leitor/espectador compreender a atualidade dessa dramaturgia, porque expõe valores e condutas que permanecem na sociedade brasileira. Ela Identifica os aspectos que permitem a inclusão dessa literatura dramática no rol de produções do teatro brasileiro moderno